Quem sou eu

Minha foto
NOSSA VISÃO Ser para Nova Friburgo e região uma REFERÊNCIA na exposição das Sagradas Escrituras, no alcance de nossa geração, no acolhimento de pessoas em nosso meio e na prática de um cristianismo autêntico

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PREGADORES EXCELENTES PREGAM SERMÕES EXCELENTES

  
     Nos estudos bíblicos no mês de janeiro na Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo, estamos fazendo uma exposição do sermão do   apóstolo Paulo pregado no areópago de Atenas. O texto de Atos 17:16-34, não revela apenas um sermão excelente, mas principalmente um PREGADOR excelente! Como você meu   irmão, pode se tornar um pregador excelente?  Veja como esse texto revela quem pode ser um  pregador excelente:

1-É UM CRISTÃO “OPORTUNISTA”: Enquanto Paulo os esperava em Atenas...” (v.16.a) O Cristão oportunista é aquele que não perde a oportunidade de pregar a Cristo. Paulo não planejou ir à Atenas naquela feita, ele esperava por Silas e Timóteo que viriam de Beréia. Enquanto os esperava, Paulo aproveita a oportunidade de pregar o Evangelho.

 2-É UM CRISTÃO SENSÍVEL À SUA VOCAÇÃO: “...o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade” (v.16.b) Paulo sente e se importa com a necessidade que aquele povo tem de ouvir o Evangelho que nós fomos chamados pra pregar. 

3-É UM CRISTÃO COMPROMETIDO COM A SUA VOCAÇÃO: “Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça todos os dias, entre os que se encontravam ali.” ( v.17) Paulo não é apenas sensível. Ele transforma sensibilidade em comprometimento. Pregadores excelentes, precisam ser comprometidos com a obra do
Senhor, ir além da emoção 

4-É UM CRISTÃO FUNDAMENTADO NO ALICERCE DA RELIGIÃO: “E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a JESUS e a RESSURREIÇÃO(v.18) O foco de uma pregação precisa ser Cristo, nunca o homem. Nunca as necessidade, sempre a Jesus e sua Obra (nascimento, vida, morte e ressurreição).

5-É UM CRISTÃO QUE AGE COM ESTRATÉGIA: “Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente  religiosos;  porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. (v.22,23) Paulo mostra inteligência em abordar os gregos. Estratégia para chegar, para falar e alcançar os corações. Muitas vezes os corações estão destrancados precisamos descobrir a melhor  forma de abrir as portas.

Rev. Luiz Gustavo Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário