Quem sou eu

Minha foto
NOSSA VISÃO Ser para Nova Friburgo e região uma REFERÊNCIA na exposição das Sagradas Escrituras, no alcance de nossa geração, no acolhimento de pessoas em nosso meio e na prática de um cristianismo autêntico

domingo, 17 de abril de 2011

A PROMESSA SOBRE O DIA DO SENHOR

ISAÍAS 58.13,14
 
INTRODUÇÃO:  A guarda do Dia do Senhor, é uma doutrina e uma prática cristã que parece estar gurdada nos alfarrábios e nos arquivos mortos de nossa religião. Quase não pregamos sobre isso, quase não discutimos esse assunto. Acredito que isso aconteça por um conformismo com as informações que temos, e por isso achemos desnecessário saber mais sobre isso, ou quem sabe discutir o óbvio. Quero citar duas possíveis informações, que talvez gere em nós esse conformismo:

1-) O fato de sabermos que o Dia do Senhor agora é domingo, por causa de Jesus.
2-) O fato de que eu guardo o dia do Senhor indo na igreja domingo.
O que mais nós sabemos sobre o dia do Senhor?

Ao lermos Isaias falando sobre o quarto mandamento, podemos entender que a guarda do sabado é muito mais complexa do que um simples ritual. Existem bênçãos que estão amarradas ao cumprimento do mandamento. Andrew Lincoln diz algo muito significativo quanto o SHABBATH: " O tema, envolve a reflexão a cerca da autoridade de Deus sobre o tempo e a vida do indivíduo". Ou seja, O quarto mandamento é um reflexo da autoridade de Deus em nossa vida. Ele torna visível se Deus é ou não, Senhor em nossas vidas.

Podemos ver o que alguns Símbolos de Fé falam sobre o assunto:

A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Cap.XXI

VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão.
Exo. 20:8-11; Gen. 2:3; I Cor. 16:1-2; At. 20:7; Apoc.1:10; Mat. 5: 17-18.

O BREVE CATECISMO

Pergunta 58. Que exige o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para ser um dia de santo descanso a Ele dedicado.
Ref. Lv 19.30; Dt 5.12.

O CATECISMO DE HEIDELBERG

Pergunta 103. 0 que Deus ordena no quarto mandamento ?
R. Primeiro: o ministério do Evangelho e as escolas cristãs devem ser mantidos , e eu devo reunir-me fielmente com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso, para conhecer a palavra de Deus, para participar dos sacramentos, para invocar publicamente ao Senhor Deus e para praticar a caridade cristã para com os necessitados, Segundo: eu devo, todos os dias da minha vida, desistir das más obras, deixando o Senhor operar em mim, por seu Espírito. Assim começo nesta vida o descanso eterno.

À Luz desses artigos, podemos fazer a seguinte interpretação das Palavras que o Senhor falou através de Isaías:

A OBEDIÊNCIA AO MANDAMENTO v.13a
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia;"
  •       Cumprir o mandamento não é facultativo, mas é a vontade do Senhor.
  •       Existe uma promessa sendo atrelada a este mandamento, "SE".

O PRAZER E O TEMOR NO CUMPRIMENTO DO MANDAMENTO v.13b
"se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,"
  •      O mero cumprimento não satisfaz às exigências do Senhor.
  •       Ele quer que tenhamos amor e prazer (se chamares ao sábado deleitoso).
  •       Ele quer que tenhamos consciência e temor (se chamares ao sábado  santo dia do Senhor, digno de honra)
  •        Ele quer que tenhamos submissão ( não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs," )

OS FRUTOS DO MANDAMENTO EM NOSSAS VIDAS v.14
1-)  então, te deleitarás no Senhor.
·         Desfrutar da satisfação, da plenitude de vida e da paz que só existem em Jesus.

2-) Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra
·         Passaremos por cima de todas as dificuldades, lutas e obstáculos em nossas vidas.

3-) e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.
·         A herança de Jacó são todas as promessas feitas na Aliança  de Deus com Abraão. Mas pode ser traduzida como a misericórdia que não se aparta de nós, nos sustenta a cada dia, e nos conduzirá ao dia glorioso do Senhor.

APLICAÇÃO: É impossível experimentar um avivamento autêntico da parte de Deus em nossas vidas, em nossas igrejas, em nossas famílias se não aprendermos a deixar Deus ser Senhor da nossa vida e do nosso tempo. Que possamos de fato, compreender o valor do SHABBATH, que Deus o criou para o nosso bem, para a nossa alegria. O autor de Hebreus no capítulo 4 faz uma comparação do dia do Senhor com o Descanso Eterno. Deus nos deu um dia de Descanso na semana, para podermos nos preparar para o dia em que viveremos para sempre ao seu lado, no seu descanso. 

Hebreus 4.9-11:

9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

                                                  Rev. Luiz Gustavo Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário