PREGAÇÃO REFORMADA
A ORIGEM
Antes
de falarmos sobre Pregação Reformada, devemos entender o que é PREGAÇÃO.
Pregação é o ato pelo qual a Palavra de Deus se transforma em um Meio de Graça. Mas o que seria isso?
É uma
expressão que a teologia utiliza para designar a comunicação da graça divina ao
homem, através dos meios instituídos pelo próprio Senhor Jesus e revelados nas
Sagradas Escrituras. A pergunta 88 do BCW
traz luz ao que a Teologia Reformada chama de MEIOS DE GRAÇA:
“Quais
são os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo comunica as bênçãos da
redenção?” R: “Os meios
exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção
são as suas ordenanças, especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração, os
quais todos se tornam eficazes aos eleitos para a salvação.” A Pregação é de fato o Meio de Graça
mais importante, pois os demais subsistem através dela. Os Sacramentos só são
realizados porque aquele que creu na pregação, através dela foi instruído sobre
as ordenanças de Cristo.
A Pregação da Palavra de Deus,
realizada pelo homem, tem que ser exatamente a transmissão daquilo que Deus
deseja que seja transmitido, nada a mais e nada a menos. Charles koller, faz um comentário de grande
importância para o entendimento da relação de Deus com a sua Palavra: “Toda
a pregação repousa sobre a afirmação básica: Assim diz o Senhor! Esta afirmação ocorre aproximadamente
duas mil vezes nas Escrituras. Quando o pregador comunica fielmente a Palavra
de Deus, ele fala com autoridade.” A Pregação Reformada é o legado da
Reforma Protestante, cujo objetivo é trazer CRISTO novamente para o centro da vida cristã, uma vez que a religiosidade e o secularismo o
lançaram para a margem simbólica do cristianismo. Ela é o retorno contínuo para a essência do Evangelho. Uma
declaração consciente de combate a tudo que usurpa o lugar de JESUS, seja no culto, na pregação, no
ministério e na vida! John Piper AFIRMA: “a supremacia de Deus na pregação é
deliberadamente trinitariana. O alvo da pregação é a glória de
Deus. O solo da pregação é a cruz de Cristo. O dom da pregação é o poder do
Espírito Santo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, são o início, meio
e fim no ministério da pregação.”
Rev. LG
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