Quem sou eu

Minha foto
NOSSA VISÃO Ser para Nova Friburgo e região uma REFERÊNCIA na exposição das Sagradas Escrituras, no alcance de nossa geração, no acolhimento de pessoas em nosso meio e na prática de um cristianismo autêntico

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO por REMBRANDT


O famoso pintor holandes Rembrandt Harmenszoon (1606-1669), tem entre suas obras mais famososas, telas que retratam passagens bíblicas. A minha favorita é O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO. Nesta tela Rembrandt consegue expressar detalhes de uma maneira espetacular, detalhes que a escrita não seria capaz de comunicar. O que Rembrandt consegue fazer aqui é simplesmente comovente. Quero destacar alguns detalhes na obra, que unem uma profunda sensibilidade somada a uma incrível percepção bíblica e teológica.

1) Em primeiro lugar, a criativa e sensível interpretação que o artista tem do abraço do pai. Veja que no abraço, o pai tem suas duas mãos estendidas nas costas do filho. Rembrandt pinta duas mãos com formatos distintos, uma mão tem as formas suaves e delicadas da mãe, a outra mão possui a forma firme e forte de um pai. Assim, o artista quer dizer que no abraço do Pai podemos encontrar terna misericórdia e forte proteção.

2) Outro detalhe sensacional está nos pés do filho. Na narrativa do Evangelho segundo Lucas cap.15 v.22 o pai diz:"ponde-lhe sandálias nos pés". Nesta obra prima Rembrandt retrata um pé calçado e outro já com a sandália nos pés para calçar. As sandálias juntamente com o anel e as roupas significam uma restituição. E isso vem para o filho ainda no abraço restaurador do Pai.

3) Por fim, destaco aqui uma característica importante do texto retratada por Rembrandt. Talvez nesta gravura postada não seja possível uma boa visualização, mas todos que presenciam o abraço do pai, estão de pé em reverência a este sublime ato, somente o irmão do filho pródigo está sentado em um ato de desprezo, com uma fisionomia distante da graça que se manifesta naquele lugar.

Rev. Luiz Gustavo Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário