OLIVEIRA, Fabiano de Almeida; Reflexões Críticas sobre Weltanschauung: Uma Análise do Processo de Formação e Compartilhamento de Cosmovisões numa Perspectiva Teo-Referente; In Fides Reformata (v.2, 2008.) São Paulo: Editora Mackenzie, 2008. 18p.
O autor Rev. Fabiano de Almeida, que é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e professor assistente da área de Teologia Filosófica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, apresenta um envolvente artigo que descreve a formação de uma weltanshauung*, e como ela interage e se desdobra, tanto na sociedade como no indivíduo. Essa abordagem se deu a partir de uma perspectiva genuinamente cristã, ou seja, com princípios biblicamente orientados.
O artigo primeiramente, procura traçar um perfil histórico do termo weltanschauung, pontuando sua possível origem em Imanuel Kant (1724-1804), passando por nomes que foram responsáveis por difundir no meio acadêmico a expressão, como G. W. F. Hegel (1770-1831), F. W. J. Schelling (1775-1854), J. G. Herder (1744-1803), J. W. Goethe (1749-1832), Wilhelm Dilthey (1833-1911), Karl Mannheim (1893-1947). No campo cristão-reformado destacaram-se os teólogos James Orr (1844-1913), teólogo presbiteriano escocês, e Abraham Kuyper (1837–1920), teólogo reformado holandês. Contudo o autor apresenta a teoria do desenvolvimento histórico-cultural do filósofo reformado e teórico legal Herman Dooyeweerd (1894-1977), como a melhor referência de cosmovisão em sua relação com a sociedade e a perspectiva bíblica.
Depois algumas definições de weltanschauung são aqui apresentadas, mas em sumo, o artigo a define como: “uma orientação fundamental do coração”, que é parte integral da experiência humana e o meio pelo qual se interpreta o mundo, de maneira imediata e intuitiva, podendo ser articulada discursivamente através de conceitos e sistemas teóricos de pensamento. Para se obter uma compreensão acertada do processo de formação, transformação e compartilhamento de uma weltanshauung, é mister primariamente considerar dois elementos que se tornam basilares em todo o processo. Trata-se da estrutura interna de cada indivíduo, ou seja, a composição do seu eu, também chamada no artigo de camada ou matriz primordial, que é caracterizado pelos seus pressupostos religiosos. E em segundo lugar pelo seu contexto histórico-social, que se torna também um moldador da percepção do indivíduo. Segundo o artigo é por meio destes elementos que todo o processo de compartilhamento, incorporação e transformação de visões de mundo acontece. Esta relação dialética entre o eu humano e o seu contexto histórico-social, também é percebida no texto a partir de uma óptica bíblica. Quando em referencia a esta estrutura interna o autor cita o livro de provérbios que faz a seguinte admoestação: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Segundo o texto este eu humano, ou esta matriz primordial, é exatamente o que a Bíblia chama de coração. Analisando ainda esta questão pelo foco bíblico, destaca-se que este coração, que antes da queda possuía uma qualificação de ser definido essencialmente na sua relação com o Criador, em ser-para-Deus. Depois da queda foi alterado para uma condição de rebeldia e desobediência, redirecionando sua relação para ídolos, caracterizando este coração em ser-para-um-ídolo, o que afeta todas as percepções secundárias e relações que envolverão este coração. O artigo também cita entre outros textos, Deuteronômio 7.1-6, que exorta ao povo de Deus se abster do relacionamento religioso com outros povos, afim de não se influenciar em seus contextos histórico-sociais. Este elemento externo que também origina uma weltanschauug pessoal, exerce seu condicionamento ao longo da vida do indivíduo, à medida que este vai angariando suas experiências. Dependendo do contexto histórico-social em que o individuo está inserido, suas percepções podem ser acrescentadas ou até mesmo substituídas por outras, de acordo com os recursos empíricos que ele possa vir a dispor. Dooyerweerd atesta que esses dois elementos possuem uma interação concomitante, influenciando-se mutuamente e desencadeando todo este processo.
Na seqüência o artigo revela que uma weltanschauung pode passar de um nível subjetivo-individual (Weltanschauung no sentido privado) para um objetivo-social (Weltanschauung no sentido comunitário). Isto na verdade, nada mais é, segundo o autor, do que uma “comunicação e comunhão de percepções.” Esta weltanschauug coletiva tem seu processo de transição a partir de uma weltanschauung individual ou familiar que evolui gradativamente nas camadas sociais até chegar ao status de uma weltanschauung regional ou nacional. O Artigo atribui à globalização, a possibilidade de um maior e mais eficaz compartilhamento de weltanschauugen, descrevendo de maneira clara suas interessantes conseqüência.
A weltanschauung privada apresenta um perfil de características voláteis, ou seja, ela nunca permanece orientada constantemente pelos mesmos parâmetros, mas sempre muda por causa do intenso processo de interação e reciprocidade em que está imersa. Mais uma vez nota-se que a família é o centro-base onde ocorrem as principais trocas de percepções. Aqui a família não é apenas vista como uma receptora de novas percepções, mas uma eficaz comunicadora tanto para seus membros como para outras famílias, formando assim grupos sociais ligados por este processo de interação e reciprocidade. A medida que estes grupos sociais fundem seus principais interesses, será então formado uma estrutura de plausibilidade, ou seja, os componentes reguladores que determinarão uma weltanschauung de nível objetivo-social.
A percepção cristão-reformada deste artigo conclui que todo indivíduo já nasce cativo a uma weltanschauung primordial apóstata (em razão da queda), e que esta condicionará as weltanschauungen secundárias na vida deste indivíduo. Contudo, a Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo aplicados à vida de um indivíduo, regeneram nele a capacidade de interpretar o mundo, não mais através de uma óptica de desobediência e rebeldia, mas agora a partir de uma percepção primordial estabelecida em amor e obediência a Deus. Este processo afeta não somente a estrutura pré-teórica do indivíduo (referente à sua área interna ou subjetiva), mas também seu comportamento perante a sociedade. Assim será possível a este indivíduo interpretar o mundo através das lentes de uma Cosmo visão Cristão-Reformada.
O artigo primeiramente, procura traçar um perfil histórico do termo weltanschauung, pontuando sua possível origem em Imanuel Kant (1724-1804), passando por nomes que foram responsáveis por difundir no meio acadêmico a expressão, como G. W. F. Hegel (1770-1831), F. W. J. Schelling (1775-1854), J. G. Herder (1744-1803), J. W. Goethe (1749-1832), Wilhelm Dilthey (1833-1911), Karl Mannheim (1893-1947). No campo cristão-reformado destacaram-se os teólogos James Orr (1844-1913), teólogo presbiteriano escocês, e Abraham Kuyper (1837–1920), teólogo reformado holandês. Contudo o autor apresenta a teoria do desenvolvimento histórico-cultural do filósofo reformado e teórico legal Herman Dooyeweerd (1894-1977), como a melhor referência de cosmovisão em sua relação com a sociedade e a perspectiva bíblica.
Depois algumas definições de weltanschauung são aqui apresentadas, mas em sumo, o artigo a define como: “uma orientação fundamental do coração”, que é parte integral da experiência humana e o meio pelo qual se interpreta o mundo, de maneira imediata e intuitiva, podendo ser articulada discursivamente através de conceitos e sistemas teóricos de pensamento. Para se obter uma compreensão acertada do processo de formação, transformação e compartilhamento de uma weltanshauung, é mister primariamente considerar dois elementos que se tornam basilares em todo o processo. Trata-se da estrutura interna de cada indivíduo, ou seja, a composição do seu eu, também chamada no artigo de camada ou matriz primordial, que é caracterizado pelos seus pressupostos religiosos. E em segundo lugar pelo seu contexto histórico-social, que se torna também um moldador da percepção do indivíduo. Segundo o artigo é por meio destes elementos que todo o processo de compartilhamento, incorporação e transformação de visões de mundo acontece. Esta relação dialética entre o eu humano e o seu contexto histórico-social, também é percebida no texto a partir de uma óptica bíblica. Quando em referencia a esta estrutura interna o autor cita o livro de provérbios que faz a seguinte admoestação: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Segundo o texto este eu humano, ou esta matriz primordial, é exatamente o que a Bíblia chama de coração. Analisando ainda esta questão pelo foco bíblico, destaca-se que este coração, que antes da queda possuía uma qualificação de ser definido essencialmente na sua relação com o Criador, em ser-para-Deus. Depois da queda foi alterado para uma condição de rebeldia e desobediência, redirecionando sua relação para ídolos, caracterizando este coração em ser-para-um-ídolo, o que afeta todas as percepções secundárias e relações que envolverão este coração. O artigo também cita entre outros textos, Deuteronômio 7.1-6, que exorta ao povo de Deus se abster do relacionamento religioso com outros povos, afim de não se influenciar em seus contextos histórico-sociais. Este elemento externo que também origina uma weltanschauug pessoal, exerce seu condicionamento ao longo da vida do indivíduo, à medida que este vai angariando suas experiências. Dependendo do contexto histórico-social em que o individuo está inserido, suas percepções podem ser acrescentadas ou até mesmo substituídas por outras, de acordo com os recursos empíricos que ele possa vir a dispor. Dooyerweerd atesta que esses dois elementos possuem uma interação concomitante, influenciando-se mutuamente e desencadeando todo este processo.
Na seqüência o artigo revela que uma weltanschauung pode passar de um nível subjetivo-individual (Weltanschauung no sentido privado) para um objetivo-social (Weltanschauung no sentido comunitário). Isto na verdade, nada mais é, segundo o autor, do que uma “comunicação e comunhão de percepções.” Esta weltanschauug coletiva tem seu processo de transição a partir de uma weltanschauung individual ou familiar que evolui gradativamente nas camadas sociais até chegar ao status de uma weltanschauung regional ou nacional. O Artigo atribui à globalização, a possibilidade de um maior e mais eficaz compartilhamento de weltanschauugen, descrevendo de maneira clara suas interessantes conseqüência.
A weltanschauung privada apresenta um perfil de características voláteis, ou seja, ela nunca permanece orientada constantemente pelos mesmos parâmetros, mas sempre muda por causa do intenso processo de interação e reciprocidade em que está imersa. Mais uma vez nota-se que a família é o centro-base onde ocorrem as principais trocas de percepções. Aqui a família não é apenas vista como uma receptora de novas percepções, mas uma eficaz comunicadora tanto para seus membros como para outras famílias, formando assim grupos sociais ligados por este processo de interação e reciprocidade. A medida que estes grupos sociais fundem seus principais interesses, será então formado uma estrutura de plausibilidade, ou seja, os componentes reguladores que determinarão uma weltanschauung de nível objetivo-social.
A percepção cristão-reformada deste artigo conclui que todo indivíduo já nasce cativo a uma weltanschauung primordial apóstata (em razão da queda), e que esta condicionará as weltanschauungen secundárias na vida deste indivíduo. Contudo, a Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo aplicados à vida de um indivíduo, regeneram nele a capacidade de interpretar o mundo, não mais através de uma óptica de desobediência e rebeldia, mas agora a partir de uma percepção primordial estabelecida em amor e obediência a Deus. Este processo afeta não somente a estrutura pré-teórica do indivíduo (referente à sua área interna ou subjetiva), mas também seu comportamento perante a sociedade. Assim será possível a este indivíduo interpretar o mundo através das lentes de uma Cosmo visão Cristão-Reformada.
POR REV. LUIZ GUSTAVO CASTILHO
*Weltanschauung é um substantivo feminino composto de duas palavras alemãs: Welt – mundo, e Anschauung – concepção, percepção, intuição.
Weltanschauungen é sua forma plural. As diversas traduções do conceito são cosmovisão, biocosmovisão, concepção de mundo, mundividência, visão de mundo e percepção de mundo, dentre outras possíveis em português, e as já bem conhecidas worldview e life-worldview, em inglês (definição que está inserida no artigo).
Oi Luiz Gustavo... Eu fiquei de aparecer aí na Presbiteriana, mas nem sei as datas dos Cultos... Aparece lá na Igreja Luterana pra fazer uma visita domingo de manhã... Eu adorei o seu culto, e queria participar novamente...
ResponderExcluirUma coicidência, você é quese meu perente, eu sou Castillo... Abraços, sucesso, e a Paz de Cristo...
Abraços,
Mario Castillo Netto
OLÁ MÁRIO QUANDO EU PUDER FAREI UMA VISITA, MAS O DIA QUE VC QUISER FAZER UMA VISITA PODE MARCAR PELO MEU E-MAIL: castilholg@hotmail.com
ResponderExcluirOS HORÁRIOS DA MINHA IGREJA SÃO: QUINTA ÀS 19:30 E DOMINGO ÀS 09:00 E 19:00.
SERÁ UM PRAZER RECEBE-LO.
ABRAÇOS