At 11:19-26
Quem é um homem cheio do Espírito Santo? Segundo o texto de Atos dos Apóstolos 11.24, Barnabé foi um homem cheio do Espírito Santo e de fé. Poucas palavras são necessárias para nos dar conta disso. Embora o Cristianismo possua os seus doutores, e na história muitos se destacaram como Tomás de Aquino, Agostinho, Lutero, Calvino, John Knox, Richard Baxter e tantos outros que se fossem citados não caberiam aqui. Contudo, o que fez e o que faz o Cristianismo marchar avante, frente às milícias do inferno, crescendo e expandindo o Reino de Deus neste mundo, definitivamente não foi a ação dos doutores e teólogos na religião. O progresso do Evangelho nunca dependeu e nunca dependerá daquilo que está na mente dos intelectuais, ou no bolso dos afortunados, mas do que está no coração e na vida de homens cheios do Espírito Santo. O texto de Atos nos desafia a sermos como Barnabé, um homem cujo nome significa “Aquele que dá coragem”, e eu desejo sinceramente que seu exemplo seja um referencial para as nossas vidas, para a nossa igreja.
Este pequeno texto nos dá conta que três atitudes de Barnabé revelam o caráter de um homem cheio do Espírito Santo.
1- SE ALEGRA COM A GRAÇA DE DEUS: Barnabé foi enviado pela igreja de Jerusalém para fazer um relatório da nova igreja que surgia (v.22), a primeira fora dos limites de Israel. Com certeza uma igreja de liturgia e costumes diferentes, mas Barnabé se alegrou porque ele reconheceu algo comum à fé cristã: A graça de Deus. Um homem cheio do Espírito pode ter muitos problemas e diferenças com a igreja, mas ele se alegra com a Graça de Deus.
2- MOTIVA PESSOAS A PERMANECEREM NO SENHOR: Um homem cheio do Espírito Santo, não fica fazendo intrigas e comentários que só trazem polêmicas e divisão, mas motiva com seu testemunho os crente a permanecerem no Senhor, com firmeza de coração (v.23).
3- LEVA NOVAS PESSOAS AO SENHOR: A conduta de um homem cheio do Espírito Santo e de fé, naturalmente, fará muita gente se unir ao Senhor (v.24). Que o Senhor abençoe nossas vidas nos permitindo ser homens, mulheres, jovens, crianças, enfim, uma igreja cheia do Espírito Santo de Deus.
Rev. Luiz Gustavo Castilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário