Quem sou eu

Minha foto
NOSSA VISÃO Ser para Nova Friburgo e região uma REFERÊNCIA na exposição das Sagradas Escrituras, no alcance de nossa geração, no acolhimento de pessoas em nosso meio e na prática de um cristianismo autêntico

sexta-feira, 12 de julho de 2019




    

O Cleptomaníaco e o Perverso
Uma metáfora do pecado na vida humana


Furtar é um crime, previsto na Lei na forma do artigo 155 – (Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia). Sim, a Palavra de Deus também possui uma determinação contrária a essa prática em Ex 20.15 : Não furtarás”. Quem furta é ladrão!  Quem rouba é ladrão!
Contudo, será que podemos considerar que todos os ladrões são da mesma natureza? A psiquiatria apresenta uma psicopatologia chamada CLEPTOMANIA (Um transtorno de controle de impulsos que resulta em um impulso irresistível de roubar).  Esse é um caso bem conhecido, e uma das características do portador desse transtorno é que ele rouba coisas, independente do valor, e sente profunda vergonha pelo ato, muitas vezes até devolvendo o objeto roubado, uma vez que não desejava obter nenhum lucro com ele.  Entretanto, o tipo mais comum de ladrão, rouba pela desqualificação de seu caráter. Deseja roubar coisas que tem valor para aferir lucro fácil, sente alegria e contentamento com seu ato, e a única tristeza que seus atos podem lhe conferir é ser descoberto e interrompido por penas prevista na Lei. Esse podemos chamar de PERVERSO.
Podemos ver nesses dois exemplos uma excelente metáfora que nos ajuda a compreender os efeitos do pecado no homem. A Teologia Reformada  nos ensina que o Pecado Original, afeta toda a humanidade, Paulo diz: “todos pecaram e destituídos estão da Gloria de Deus” (Rm 3.23), mas a graça de Jesus muda o homem pecador, e no versículo seguinte o apóstolo afirma: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Essa Justificação impede o homem de pecar? NÃO! Mas ela muda substancialmente nossa relação com o pecado. Davi no Salmo 32.4 diz que sentia a mão do Senhor pesar sobre ele, o perverso não sente isso, ele é guiado por sua própria mão. Paulo em Romanos 7.20 diz que o pecado o faz fazer o que ele não quer fazer, o perverso faz o que ele quer.  No versículo 22 Paulo diz que em seu interior há prazer na Lei do Senhor, o perverso tem no seu íntimo desejo pelo pecado, ainda que em seu exterior haja uma declaração religiosa, como forma de piedade, mas vazia.  De volta ao Salmo 32 Davi diz que confessa seu pecado, chora e se arrepende diante de Deus, o perverso até lamenta o constrangimento, mas sua tristeza foi por ser descoberto e não poder mais continuar tranquilamente em sua prática do pecado.
Como CLEPTOMANÍACOS sabemos que precisamos de tratamento, e buscamos a Graça e a Palavra que controlam nossos impulsos e nos ajudam a lidar com o pecado que tenazmente nos assedia, fazemos isso olhando firmemente para Jesus (Hb 12.1,2). Corramos para o prêmio da soberana vocação, mas enquanto não alcançamos a cura definitiva para nosso transtorno, que possamos nos submeter ao tratamento gracioso outorgado pelo Espírito Santo através da Palavra de Deus. Que o Senhor nos livre da PERVERSIDADE e do homem perverso que insiste em morar dentro de nós, nos dando um coração como o de Davi no Salmo 32.
Deus te abençoe e tenha uma boa semana!!!
                                                                                 
                                                                                                                                    Rev. LG

Nenhum comentário:

Postar um comentário